Artigo 41 - A Beleza e o Bem-estar na Saúde Feminina
Fonte: Mídia Ativa Digital / Texto: Abrantes F. Roosevelt
A Beleza e o Bem-estar na Saúde Feminina
A beleza, atualmente, deixou de ser algo fútil, ou seja, os cuidados que temos com o nosso corpo são vistos, hoje em dia, com naturalidade e como uma necessidade intrínseca. Quando não nos sentimos bem na nossa pele, mudamos a nossa postura e a forma de nos relacionarmos com as pessoas.
No entanto, apesar de bem-estar e beleza terem conceitos muitos próximos para designar saúde, eles são bem distintos. Enquanto a saúde tem relação com o bem-estar, com um todo, ou seja, com o físico, o social e o psíquico, a estética se refere somente à beleza. Contudo, eles podem se complementar, ou seja, você precisar de um procedimento estético para reparar algum dano causado por uma doença ou imperfeição natural.
A beleza é resultado de saúde, então é necessário ter um equilíbrio, ser feliz consigo mesmo, pois a insatisfação corporal pode causar doenças como anorexia, bulimia, depressão entre outras consequências graves.
Neste sentido, podemos dizer que ter bem-estar é a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e se satisfazer com a vida, enquanto ter saúde significa viver em um estado de mais completo de bem-estar físico, mental e social.
Em um sentido complementar, bem-estar é um conjunto de práticas que engloba uma boa nutrição, atividade física, bons relacionamentos interpessoais, familiares e sociais, além de controle do estresse. Pode-se assim dizer que bem-estar significa a saúde no seu sentido mais amplo, de maneira ativa e em todos os seus aspectos da vida.
Em estética e beleza podemos resumir que é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais. A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento de que alguma coisa bela pode ser desperta de dentro de cada indivíduo.
A ligação que existe entre a aparência física e a saúde, também possuir fortes laços com a qualidade de vida e a manutenção que é depositada em nosso corpo. Obviamente ter beleza esta intrinsicamente ligado a saúde. A estética física de uma pessoa por exemplo pode nos direcionar a um alerta de como anda o nosso coração e os ossos. Perda de dentes, por padrão, pode ser um sintoma de osteoporose. E os dentes sujos e malcuidados avisam que as suas chances de ter uma doença cardíaca aumentaram em até 70%, como comprovou um estudo publicado no British Medical Journal.
As influências dos padrões de beleza na sociedade vêm causando fortes interferências na vida das pessoas, sabe-se que estes protótipos de perfeição montados pela mídia moderna têm grande extensão e impacto no comportamento social e alimenta de muitos indivíduos que ainda estão em processo de formação social, grande parte destas informações oriundos das redes sociais e mídias digitais. Tais influências, podem interferir no estado nutricional da população que considera de suma importância adequar-se aos padrões impostos.
Estas interferências promovidas pela mídia, intervém diretamente na saúde física das pessoas, Segundo Blowers (2003) citado por Darmasceno (2005, p. 181) “a mídia, a família e os amigos condicionam os indivíduos a se exercitar, a cuidar de seus corpos, direcionando-os a desejos, hábitos, cuidados e descontentamentos com a aparência visual de seus corpos”.
A ausência de beleza perfeita ou a distorção do que é beleza natural visualizadas por alguns indivíduos como padrão de beleza, podem causar algumas disfunções graves e até irreversíveis se não forem diagnosticadas a tempo. Algumas doenças envolvendo hábitos alimentares e conceitos comportamentais intrínsecos, reforçam o alerta ao comprometimento funcional de alguns órgãos internos. Atividades tão incomuns e perigosas que podem levar em alguns casos milhares de pessoas a morte.
Estes distúrbios alimentares e comportamentais podem ser melhor visualizados em jovens mulheres e adolescentes. Muitas garotas com anorexia e outras doenças correlacionadas precisa de acompanhamento médico assim que detectados os primeiros sintomas de disfunção alimentar, sendo monitoradas de perto por psicólogos e psiquiatras para buscar a cura. Esta disfunção alimentar também tem fortes laços com a depressão. Tendo hoje este conjunto de fatores um problema social grave que pode leva muitas meninas e mulheres a morte em todo o mundo.
Neste aspecto é preciso ter em mente que é possível ser feliz, ter bem-estar, saúde e beleza sem ter grandes problemas, sacrifícios e privações sociais e individuais. Atualmente, a indústria farmacêutica, junto com a comunidade cientifica mundial, vem produzindo medicamentos, produtos e alimentos de alta performance com ótimos resultados e com o mínimo de efeitos colaterais.
Isto vem traduzindo para a sociedade civil que os produtos farmacêuticos para uso estético e alimentar possuem margens mais confiáveis, práticas, funcionais, fáceis e de rápidos resultados. A grande maioria destes produtos vem promovendo satisfação, resultados positivos, conforto estético, bem-estar, saúde e poucas contraindicações.
A ciência moderna tem evoluído para garantir estas melhorias e performances, resultados que podem ser confirmados pelo forte aumento da demanda no consumo destes produtos. Isto é claro, somados aos benefícios diretos e responsivos confirmados pela sociedade.
Abrantes F. Roosevelt, 28 de Junho de 2021
Comentários
Postar um comentário