Artigo 45 - O Papel da Maquiagem no Universo Feminino


Fonte: Mídia Ativa Digital / Texto: Abrantes F. Roosevelt


O Papel da Maquiagem no Universo Feminino


A importância da maquiagem no universo feminino permite que a vida das mulheres seja mais agradável, leve, confortável, coesa e aceita por elas mesmas em seu contexto social, familiar ou no trabalho, sem com que tais intervenções ou infusões lhe infira a perda de sua essência.

Mas mesmo que as mulheres utilizem poucos produtos, como apenas um rímel ou um batom, já é o suficiente para que a mulher se sinta mais poderosa e confiante. E com o passar do tempo, as imperfeições na pele, como espinhas e manchas, deixam de ser um terror para a sua aceitação dentro da sociedade.

A maquiagem é um complemento que vai além de beleza estética, atualmente a maioria das maquiagens apresentam em suas composições nutrientes importantes para a pele, vitaminas, hidratantes e até mesmo filtro solar, que são testados dermatologicamente antes que sejam distribuídas ao mercado, ou seja, além de embelezar, ainda protege.

A maquiagem é, sem dúvidas, a expressão mais fiel da personalidade de uma mulher, e quando isso acontece, quando as mulheres conseguem transmitir o que são em sua realidade mais conservadoras e particular, as palavras poder e feminino casam em perfeita sintonia.

A maquiagem também ajuda a transmitir a personalidade e revela a forma que as mulheres se apresentam ao mundo. Os primeiros passos no mundo da maquiagem são decisivos para a definição da identidade feminina, variando ao longo da vida de acordo com os gostos de cada mulher representada no universo feminino.

A maquiagem valoriza a beleza, demostrando a personalidade, elevando a autoestima e com o avanço tecnológico, a maquiagem é inclusive uma proteção. A arte de se pintar faz parte de muitas culturas e caminhou pelas décadas e séculos fazendo parte da história da humanidade, transmitindo representatividade, poder e autoconfirmação de sua presença no mundo.

Uma maquiagem bem-feita é capaz de transformar a pele, valorizar traços, além de disfarçar e cobrir imperfeições. Mas ao contrário do que algumas pessoas pensam sobre ao ato de cobrir as imperfeiçoes da pele, a maquiagem não é uma máscara para esconder defeitos e se encaixar nos padrões de um grupo da sociedade. É uma forma de expressão e muda conforme os contextos éticos e morais de uma época ou formato de uma determinada sociedade, ou seja, é uma arte na pele representada também sobre um molde social.

A maquiagem trata do fator estético, mas pode ser muito mais importante do que demonstrar uma imagem mais bela em frente ao espelho, tendo influência direta no comportamento e na relação com as outras pessoas.

O ato de maquiar ajuda a trabalhar a auto aceitação de mulheres que ainda não se sentem bem consigo mesma diante do espelho ou da sociedade, onde através dela pode-se suavizar os pequenos detalhes que fazem parte da individualidade e ou que as vezes pode incomodar a sua auto representação, prejudicando a sua autoestima. Estes atributos refletidos na maquiagem ajudam a desenvolver a autoconfiança e o empoderamento das mulheres permitido que elas possam fazer o que quiser de suas vidas.

Abrantes F. Roosevelt, 08 de Julho de 2021


Comentários