Artigo 06 - A Arte da Jardinagem
Fonte: Mídia Ativa Digital / Texto: Abrantes F. Roosevelt
A Arte da Jardinagem
O exercício de jardinar é a arte de cultivar plantas em um micro ou pequeno ecossistema, devidamente planejado e arquitetado para abrigar determinado tipo ou espécie de plantar. Um jardim em uma outra classificação mais holística, implica no cultivo e no cuidado de plantas, flores, árvores, hortaliças e outras seres vivos, com o intuito de ornamenta.
A jardinagem pode ser desenvolvida ao ar livre, como também em ambientes fechados, e isto é feito, pelas mais diversas questões, como espaço ou estética. Como o mundo das artes de jardina são diversas e diferem em sus atuações sociais, exercendo múltiplas formas e estilos, sua historia foi registrada, disseminada e difundida em muitas formas em diferentes povos e culturas pelo mundo.
Os primeiros registros de jardins têm origem no Antigo Egito, porem o mais famoso jardim do mundo antigo e do qual se tem muitos registros, são os jardins suspensos da Babilônia. Em ambos os casos, o cultivo desses jardins estavam diretamente relacionados a questões sociais, econômica, prosperidade e sucesso. Com o passar do tempo, o conceito de jardim como forma de status social foi se modificando e começaram a surgir os exemplares públicos de jardins.
Os primeiros registros de jardins têm origem no Antigo Egito, porem o mais famoso jardim do mundo antigo e do qual se tem muitos registros, são os jardins suspensos da Babilônia. Em ambos os casos, o cultivo desses jardins estavam diretamente relacionados a questões sociais, econômica, prosperidade e sucesso. Com o passar do tempo, o conceito de jardim como forma de status social foi se modificando e começaram a surgir os exemplares públicos de jardins.
A ideia de jardim como a conhecemos hoje começou a ser utilizada no fim do século XIII. Vários estudiosos e especialistas como Olivier de Serres e Dézallier d’Argenville são considerados os primeiros teóricos desta arte.
No entanto é preciso diferenciar o conceito de jardinagem de horticultura. A primeira está relacionada ao ornamental, ao uso pessoal ou coletivo por hobby ou prazer. Já a horticultura está associada à produção para comercialização e lucro, bem como para alimentação.
A arte de jardinar não é algo que necessite de grandes investimentos e muito tempo. Para quem curte ter um pedacinho de terra para cuidar e chamar de seu, é necessário alguns instrumentos como pá, colher e regador. Também será necessário cultivar em um minhocário uma boa terra preta para dar suporte aos adubos que serviram de alimento e nutrientes para a sobrevida de suas plantas. Já no caso da horticultura comercial, os investimentos envolvem sistemas de irrigação, fertilizantes e defensores agrícolas, entre outras coisas.
Como Jardinar em Casa
As plantas desenvolvem-se muito melhor em condições parecidas como as do seu local de origem. Para garantir o sucesso de seu crescimento e desenvoltura, devemos saber quais são essas condições e verificar se as plantas que estamos a adquirir se adaptam às condições que temos para lhes oferecer. Todas as plantas precisam de pelo menos algumas horas de exposição a luz, mas nem todas as plantas precisam dessas mesmas horas de imposição ao sol. O importante para o sucesso do desenvolvimento das plantas, esta em terem a luz de que necessitam.
Os recipientes onde vamos colocar as plantas são o “suporte físico” para o único substrato que a planta vai ter à sua disposição, daí a importância da escolha do material, dimensão e forma. A dimensão do recipiente deve ser adaptada ao tamanho da planta que vai receber. A profundidade é mais importante do que a largura ou o comprimento e deve ser em função da dimensão do sistema radicular das plantas.
O material precisa ter certa aderência e resistência a terra e aos compostos vinculados aos adubos e nutrientes que serão suplantados juntos a planta, absorção e fuga para o excesso de água e funcionalidade pratica.
1 - Alguns Materiais Utilizados no Processo de Envasamento de Plantas:
a)Plástico: Uma boa solução de compromisso preço/qualidade, é uma opção versátil, leve e segura.
b)Barro: São baratos e porosos, o que permite que o solo “respire”, mas pela mesma razão absorvem água e têm de ser mais regados.
c)Madeira: Resistente, de grande durabilidade, tem porosidade, conserva a humidade, mas exige alguma manutenção.
d)Chapa: São uma boa opção para zonas que não têm muito calor direto. Cuidados neste tipo de envasador, se não forem drenados, faça um orifício ou tenha muito atenção ao excesso de rega.
e)Casca de Coco: Resistente, tem certa durabilidade, porosidade, conserva a humidade, não exige tanta manutenção, em sua drenagem, reque que se faça um orifício para escoar o excesso de água.
f)Vidraçaria: Resistente, tem muita durabilidade, nenhuma porosidade, se usados com tampa de vidro, conservam a humidade, não exige tanta manutenção, em sua drenagem, reque que se faça um orifício para escoar o excesso de água.
g)Tronco de Arvores: Não possuir tanta resistente, tem pouca durabilidade, conserva a humidade, não exige tanta manutenção, nem drenagem de água.
2 - Algumas Ferramentas, Assessórios e Suportes Utilizadas no Processo de Cultivo e Envasamento de Plantas:
a)Leca: Uso de argila expandida para fazer a drenagem das floreiras.
b)Pulverizador: Servirá para pulverizar as plantas com água nos dias mais quentes, pulverizar com soluções de controle de pragas e doenças e para regar as sementeiras e estacarias.
c)Regador: Indispensável para regar.
d)Substrato Orgânico: Usado como adaptador às suas plantações.
e)Húmus de Minhoca: Fertilizante natural e um verdadeiro milagre para as plantas.
f)Tesoura de Poda: Este material deve-se manter limpa, afiada e oleada para o curte e poda dos galhos e folhagens das plantas.
g) Pá ou Colher de Plantação: Utilizado para colocar substrato, transplantar, remover o substrato seco da superfície, etc.
h)Ancinho de Cabo Curto: Utilizado para escarificar na superfície dos vasos e melhorar a capacidade de infiltração, para incorporar fertilizantes.
i)Sachola de Cabo Curto: Utilizado para mondar infestantes, para cavar à superfície antes de incorporar o novo substrato.
j)Luvas de Jardinagem: Utilizadas para proteção das mãos e dedos, contra insetos, produtos químicos ou outras objetos que podem causar infestações advindas do manuseio da terra.
b) Uso de Drenagens:
c) Uso do Regamento:
3 - Algumas Técnicas Assessorias para Plantar com Sucesso:
a) Uso de Substratos:
Todo ser vivo precisa de alimento, e uma planta bem alimentada é uma planta muito mais saudável. E é aqui que entra o uso do substrato. O uso de um bom substrato, já composto e consoante as necessidades de cada tipo de planta, deve suprir as necessidades energéticas de seu jardim, observadas é claro o tamanho das plantas, o espaçamento entre elas e a quantidade de hectare de terra que ocupam.
Uma observação importante, não é preciso mudar o substrato todos os anos, só ao fim de dois ou três anos. Nas floreiras de grande dimensão nunca se substitui a totalidade do substrato, só a camada superficial. Há no entanto substratos para: plantas aromáticas, plantas hortícolas, plantas acidófilas, plantas com flor, plantas verdes, e etc.
b) Uso de Drenagens:
A drenagem é indispensável para o sucesso das suas plantações em vasos. A asfixia radicular, ou afogamento, provocada pelo excesso de água é a maior causa de morte das plantas em vaso.
Verifique se os seus vasos ou floreiras têm furos de drenagem (se não tiverem faça-os com um berbequim ou ferro quente se forem de plástico). No fundo coloque uma camada de leca (argila expandida)
Regue quando as plantas precisam. Ao regar, não basta molhar à superfície, pois lembre-se que as raízes estão no centro e mais em baixo. Espete um pau ou o dedo e confirme que regou em profundidade. A melhor hora do dia para o fazer é de manhã, pois as plantas ficam com a água disponível ao longo de todo o dia.
Todas as plantas em vaso necessitam de uma fertilização regular, pois não têm onde ir buscar os nutrientes de que necessitam. Devemos fertilizá-las quando mais precisam, principalmente nos períodos de maior crescimento vegetativo, floração ou frutificação, o que normalmente acontece na primavera e no verão. O uso de um bom fertilizante é o húmus de minhoca são ótimas opções.
Devemos começar por plantar e, à medida que já temos alguma experiência, começar a semear cada vez mais. Plantar é mais rápido, tem maior taxa de sucesso e vêm-se logo resultados, mas é mais caro. Semear é um processo mais lento e a taxa de sucesso depende de mais fatores. Mas é muito mais barato e pode experimentar mais variedades de plantas. Pode semear em caixas da fruta e reaproveitando o interior dos rolos de papel higiênico ou de cozinha.
4 - Algumas Dicas para o que Começar a Plantar:
O ideal é sempre começar com poucas plantas, experimente plantando uma de cada vez e com plantas que estejam adaptadas às condições que se têm disponíveis. Para zonas de sol pode-se optar por: verbenas, petúnias, lótus, alfazemas ou malmequeres e se for uma zona mais sombria, hortênsias, brincos-de-princesa ou alegrias-do-lar.
Como Plantar em Vasos
A arte de jardinar deveria ser algo comum e ensinado nas escolas, nos lares, nas empresas e em outros associações civis de sociedades mistas. O planeta terra, vem nos últimos duzentos sofrendo varias perdas, quando se falar em diversidades em toda em sua flora mundial, o que implica também na dizimação da fauna e dos habitats naturais, ou seja, na destruição de nossa própria casa, a mãe terra.
Ter plantas em casa é uma ótima maneira de garantir o contato rotineiro com a natureza, e apreender a cuidar de nosso lar. Além disso, os cuidados que o cultivo de plantas demanda são excelentes maneiras de treinar a própria disciplina, já que é sempre necessário regar, adubar e podar as plantas para que elas fiquem sempre saudáveis. Contudo, uma das coisas que mais atrapalham a vontade de cultivar plantas é o pouco espaço disponível nos apartamentos modernos. Por isso, há grande necessidade de utilizar vasos para o cultivo.
Os cuidados que plantas de solo e de vaso exigem são bem semelhantes. Porém, os vasos demandam atenções especiais devido a limitação das raízes para buscarem nutrientes. Por isso, há necessidade fundamental de garantir uma boa adubação para que as plantas fiquem sempre saudáveis. Além disso, o hábito da rega pode definir o sucesso ou não das plantas, já que se regadas demais, elas podem acabar tendo suas raízes apodrecidas e, assim, morrerem.
Alguns Materiais e Técnicas Necessárias para Envasar Plantas
1 - Tipos de Vasos ou de Materiais e Assessórios Usados para Envasar Plantas:
a)Vasos: Muitos jardins são ornamentados com vasos de cerâmicas, granitados, cimento esmaltado, plásticos polistielíneos ou de barro queimado. Mas caso você não tenha um vaso tradicional em casa, não se preocupe. É possível adaptar garrafas Pet´s, tampas de condimentos alimentares, potes de vidros diversos, lâmpadas velhas, pedras de construção, canos e tubulações de água e esgotos, cascas de cocos, garrafas de bebidas, potes de sorvetes, dentre muitos outros materiais e assessórios adaptados a imaginação de plantar.
É claro que muito dos exemplos citados, somente terá sucesso, se cada objeto for pensado para favorecer o tipo de plantar que se quer cultivar, muitos materiais deveram ter pequenos furos no fundo, que é por onde o excesso de água deve escorrer. Muitos materiais se adaptados de maneira correta, serão ótimos vasos para utilizar no cultivo de plantas, bem como ao utiliza-los de outras formas diversas . Mas caso decida comprar um vaso e fique na dúvida sobre o tipo de material, prefira os vasos de barro, que não aquecem com o calor do sol, ao contrário dos vasos de plásticos.
b)Argila, Pedriscos ou Brita: Podem ser encontradas em lojas de terraplanagem, floriculturas ou em casas de construção. São compradas em grandes quantidades e possuem preço baixo. Estes materiais ajudam a criar espaçamentos adequados para o escoamento de água, bem como na transpiração das raízes das plantas.
c)Manta de Drenagem: É um tecido utilizado para que a terra não entupa os furos dos vasos e, assim, não deixe que a água fique acumulada no suporte.
d)Terra Vegetal Adubada ou Húmus de Minhoca: São tipos de terras organicamente vitaminadas que permitem às plantas ficarem sempre saudáveis.
2 - Lave o Vaso para Colocar Pedriscos, Britas ou Argila Expandida no Fundo:
O primeiro passo é lavar bem o recipiente com água e sabão e secá-lo totalmente para evitar que fiquem acumulados fungos em meio às raízes. Após a secagem completa do vaso, adicione pedriscos, britas ou argila expandida como uma pequena camada para que a água drenada pela terra não fique empoçada.
3 - Adicione Manta de Drenagem:
O segundo passo agora é colocar sobre a camada de pedras um pequeno pedaço de manta de drenagem. Essa manta terá o papel de evitar com que a terra escorra pelas pedras. Caso não encontre esse tipo de tecido, improvise um filtro de café ou um pedaço de camiseta bem fina. O importante é divisar as pedras e a terra.
4. Coloque Terra sobre a Manta de Drenagem:
O próximo passo é adicionar terra sobre a manta de drenagem. A quantidade deverá chegar à metade ou 60% do vaso para que exista espaço para o correto posicionamento da planta. Prefira terra orgânica que casas de jardinagem ou comércios do gênero ofereçam. De maneira geral, esse tipo de terra conta com quantidade necessária de proteínas orgânicas para as plantas.
5. Adube o Vaso:
Junto com a terra, adicione uma pequena quantidade de adubo, como NPK, torta de mamona, farinha de ossos ou até mesmo borra de café. Isso fará com que a terra orgânica fique ainda mais fortalecida para alimentar as raízes das suas plantas.
6. Posicione a Planta no Vaso:
Agora é hora de posicionar a planta no vaso. Centralize-a o máximo possível e complemente seu caule com terra até cerca de um dedo de distância para a borda do vaso. Pressione bem a terra com os dedos e firme bem o caule para que a planta não ceda para os lados.
7. Faça a Primeira Rega:
A primeira rega é muito importante, por isso, molhe toda a terra até que a água escorra pelos drenos no fundo do vaso. Isso garantirá que a terra fique toda úmida e, assim, as raízes possam se alimentar adequadamente.
8. Cubra a Terra com Lascas de Madeira ou Pedriscos:
Finalize a montagem do vaso utilizando pedriscos, cascas de árvores ou argila expandida sobre a terra. Essa solução será importante não apenas para decorar o vaso, como também para ajudar na retenção de água, que não irá evaporar tão rapidamente.
9. Evite Regar Demais:
No entanto é indispensável lembramos sobre a importância de fazer regas frequentes para manter as plantas sempre saudáveis. Contudo, é muito importante evitar exageros para que as raízes não apodreçam. Para isso, finque pequenos palitos na terra e verifique se ele saiu seco. Caso sim, é hora de regar. Para adubagem, é interessante o intervalo de cada três meses para manter as plantas saudáveis.
Exemplos de Jardins, Envasadoras de Plantas e Assessórios para Enfeitar o seu Jardim
1 - Exemplos de Alguns Jardins:
1. Jardim Inglês.
2. Jardim Francês.
1. Jardim Inglês.
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Jardim de Horizontal |
2. Jardim Francês.
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Jardim de Horizontal |
3. Jardim Italiano.
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Jardim de Horizontal |
4. Jardim Japonês.
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Jardim com Lagos e Arvores |
5. Jardim Desértico ou Rochoso.
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Jardim de Chão e Pedras |
6. Jardim Tropical.
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Jardim de Verão ou Tropical |
8. Jardim em Telhado Verde.
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Jardim em Telhado Verde |
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Jardim em Telhado Verde |
2 - Exemplos de Algumas Envasadores para Plantas:
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Pedra de Construção |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Telha de Construção |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Lampada |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Tubo de Ensaio |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Tampa de Lâmpada |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Lâmpada |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Pote de Vidro |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Pote de Barro |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Tampa de Pote |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Garrafa de Vidro |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Garrafa de Vidro |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Garrafas PET's |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Garrafas PET's |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Tronco de Arvore |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Tampa de Garrafa PET´s |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Copo Descartável |
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Cascas de Coco |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Lata de Cerveja |
3 - Exemplos de Alguns Assessórios para Compor o seu Jardim:
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Placa Nominativa Artesanal |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Casa de Pássaro Artesanal |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Casa de Pássaro Artesanal |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Garrafa com Rolhas |
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Mini Jardim em Vidro |
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Jara para Jardim em Porcelana |
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Jaros para Jardim em Porcelanato |
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Jaro para Jardim em Porcelana |
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Fonte para Jardim |
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Fonte para Jardim |
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Mini Bicicleta para Jardim |
![]() |
Fotos: Internet / Imagem: Mini Jardim em Vidro |
![]() Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Vaso de Tanque de Guerra Estilizado |
![]() |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Bebedouro de Passarinho com Suporte de Alpiste Integrado. |
![]() |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Vaso de Planta em Sentido Investido, Feito com Cilindro de Amostra Clinica, Pendurado por Barbantes. |
![]() |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Vaso de Planta em Sentido Investido, Feito com Copo de Iogurte, Pendurado por Barbantes. |
![]() |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Vaso de Planta em Sentido Investido, Feito com Tubulação de Encanamento de Água, Pendurado por Barbantes. |
![]() |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Casa de Passarinho Artesanal com Suporte para Água e Alpiste, Feito com Pote de Plastico e tapas de Vick. |
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Tenis de Basquetebol
Usado como Vaso de Planta.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Garrafa de Bebida
Usado como Vaso de Planta.
Usado como Vaso de Planta.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Casa Artesanal para Passarinho,
Feita com Fundo de Garrafa PET e Cimento.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Casa Artesanal para Passarinho,
Feita com Resto de Telhas e Cimento.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Suporte de Vidro com Alça,
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Telha de Construção,
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Horta Caseira Artesanal,
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Casa Artesanal para Passarinho,
Feita com Pote de Vidro e Cimento.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Terrário em Vidro.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Horta Caseira Artesanal Suspensa,
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Horta Caseira Artesanal Suspensa,
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Composteira Caseira Artesanal,
Feita sobre o Chão com Restos de Material de Construção.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Mini-enxerteira para Mudas de Plantas,
Feita de Plástico com Resto de Material de Construção.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Vaso de Germinação
e Enraizamento de Plantas Artesanal,
Feita de PET de Refrigerante.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Vaso de Planta Artesanal,
Feita com Garrafa Plástica de Desinfetante.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Vaso Suporte para Plantas com alças Artesanal,
Feita com Maleta Plástica de uso da Enfermagem em Coleta de Material Biológico.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Bola de Basquete
Usado como Vaso de Planta.
Usado como Vaso de Planta.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Casa Artesanal para Passarinho,
Feita com Fundo de Garrafa PET e Cimento.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Casa Artesanal para Passarinho,
Feita com Resto de Telhas e Cimento.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Suporte de Vidro com Alça,
Usado como Vaso de Planta.
Usado como Sementeira ou Suporte para Hortas.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Telha de Construção,
Usado como Vaso de Planta.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Suporte Diversos,
Usado como Mine-vasos de Planta.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Suporte de Plástico,
Usado como Vaso de Planta.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Horta Caseira Artesanal,
Feita sobre o Chão com Tijolos de Construção.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Placa Nominativa ArtesanalFeita com Pote de Vidro e Cimento.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Terrário em Vidro.
Feita com Restos de Antena de Parabólica.
Feita sobre um muro com Telhas de Construção.
Feita sobre o Chão com Restos de Material de Construção.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Mini-enxerteira para Mudas de Plantas,
Feita de Plástico com Resto de Material de Construção.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Vaso de Germinação
e Enraizamento de Plantas Artesanal,
Feita de PET de Refrigerante.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Vaso de Planta Artesanal,
Feita com Garrafa Plástica de Desinfetante.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Vaso Suporte para Plantas com alças Artesanal,
Feita com Maleta Plástica de uso da Enfermagem em Coleta de Material Biológico.
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Telha de Construção,
Usado como Sementeira ou Suporte para Hortas.
usado como Envasador de Plantas
usado como Envasador de Plantas
usado como Envasador de Plantas
usado como Berçário de Plantas
usado como Envasador de Plantas
Fotos: Rusgat Niccus / Imagem: Bebedouro para Passarinhos
com Vazo de Planta Investido na parte Superior do Suporte
Abrantes F. Roosevelt, 16 de Janeiro de 2019
Comentários
Postar um comentário