Artigo 36 - A Produção de Conteúdo para Internet
A Produção de Conteúdo para Internet
A produção de conteúdo está hoje
diretamente ligada ao papel do Influenciador Digital. O Digital
Influencer é um profissional que produz conteúdo e que utiliza as
mídias digitais para influenciar o comportamento dos seus seguidores,
tornando-os estes indivíduos em um dado momento em potenciais consumidores de
uma marca, produto ou serviço. Esse tipo de profissional é amplamente utilizado
para promover produtos para públicos específicos.
Um verdadeiro influenciador
digital é aquele capaz de influenciar comportamentos, criar tendências e servir
como fonte de informação para milhares ou milhões de pessoas. Para isso, o
melhor caminho para se torna um ótimo influenciador é focar em um único
segmento.
A produção de conteúdo é por sua vez a prática ou ato de oferecer materiais em diferentes formatos ou plataformas que sejam úteis e relevantes para um determinado público e ou clientes para uma importante potencialidade de negócio.
Trata-se de uma ferramenta de
trabalho que ajuda a atrair mais consumidores em potencial para um mercado
especifico. O objetivo é se tornar uma autoridade ou um especialista em um assentado
segmento de atuação no comercio global ou regional.
Atualmente criar conteúdo para os
usuários da internet tem sido uma forma muito interessante de ganhar autoridade
sobre um determinado assunto, um fator relevante que também tem facilitado o
ganho dinheiro para muito influenciadores digitais.
A “Criação de Conteúdo” é um
termo que no Marketing Digital resinificou para produzir textos, artigos,
imagens, vídeos, áudios (ou qualquer combinação de formato) que ofereça
informação ou entretenimento e que cumprem objetivos particulares de atração de
tráfego web para clientes em potencial.
E entre tantas formas de produzir
conteúdo está a didática da redação de infográficos como uma destas ferramentas
que tem a função de dinamizar o conteúdo que é produzido na web. Este profissional
de escrita é o responsável por organizar o texto para que seja facilmente
assimilado no formato digital. No entanto, da mesma maneira que acontece com a
produção textual para e-books, não é função do redator de infográficos criar a
parte gráfica do material.
Neste aspecto, a principal função
do criador de conteúdos digitais está fortemente associada ao ser protagonista do
conhecimento que idealizar boa parte dos materiais de comunicação. Um fator
determinante que sem ele não deve promover a existência de uma mensagem
completa ou estratégica que explique a sua eficiência nos meios digitais.
Algo que se inicia com a
ampliação e o crescimento do Marketing Digital no mercado. O conteúdo neste
contexto assumiu um papel muito mais estruturado e tático. Hoje esta ferramenta
tem duas funções muito mais clara se objetivas que são: 1- Engajar o seu Público; e 2- Fomentar
Negócios.
Neste entendimento o conteúdo
digital estabelece-se como um conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e
atitudes que um influenciador digital deve ensinar para garantir o
desenvolvimento e a socialização dos internautas na rede de computadores. Um
condicionante que pode ser classificado como conceitual que envolve a abordagem
de conceitos, fatos e princípios. Um instrumento procedimental que regimenta o
saber fazer e instrumentaliza o atitudinal que regimenta o saber ser.
A produção de conteúdo para web é
importante por que ele estabelece o alicerce para a construção de um
relacionamento mais profundo e duradouro entre empresas e seus clientes. Esta
ferramenta aumenta o reconhecimento de valor pela marca e atesta a capacidade
que esse negócio tem para suprir uma demanda assim que ela surgir.
É claro que para gerar conteúdo
de valor no marketing digital é primordial entender bem quem é a sua persona, o
seu eu interior no que tange a sua individualidade profissional neste segmento
do mercado. É preciso também conhecer suas dores e problemas, compreender como
falam, onde e como consomem conteúdo são também algumas das perguntas
primordiais.
As conversas bem direcionadas são
mais eficientes, o que significa uma melhor experiência do público. Observando
que ter uma relação mais cognitiva, pessoal e próxima com o público alvo é um fator
preponderante para o sucesso e a eficiência no atingimento deste mercado.
Abrantes F. Roosevelt, 07 de Janeiro de 2022
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