Artigo 35 - Um pouco sobre o Jogo de Xadrez


Fonte: Mídia Ativa Digital / Texto: Abrantes F. Roosevelt


Um Pouco Sobre o Jogo de Xadrez


Aprender uma atividade nova não é uma tarefa fácil, mas se o aprendiz tiver força de vontade, interesse em aprender, motiva para internaliza, disposição para novos desafios e ter ao seu lado um bom professor/orientador, tudo fica mais simples e fácil.

O Xadrez é um jogo de estratégias, analises e avaliações que tem como base um tabuleiro de madeira que imitar áreas geográficas ou campos geográficos a serem defendidos, uma típica alusão as antigas guerras gregas e romanas travadas no início do século I.

Este jogo é um esporte que também pode ser considerado uma arte e ou uma ciência, uma contribuição a tática, a ponderação e ao ajuizamento. Também pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus antecessores e de outras variantes atuais existente no mundo.

Em uma forma didática e mais holística, o Xadrez é designado como um jogo de estratégia e tática onde os jogadores movem 32 peças em um tabuleiro de 64 casas. As casas divididas de forma igual são alternadas em cores claras e escuras. Há muitas lendas em torno da invenção desse popular jogo. Acredita-se que tenha surgido na Índia há milhares de anos e evoluído na Europa.

 Vantagens do Xadrez

 

Vantagens do Xadrez

 

 

 

Características

 

01

Maior desenvoltura ao tomar decisões.

02

Treinamento do pensamento crítico.

03

Maturidade intelectual.

04

Poder de análise de consequências.

05

Aumento da disciplina.

06

Responsabilidade das ações.

07

Habilidade de antecipação.

08

Aumento da velocidade de pensamento.

Fonte: Mídia Ativa Revista Digital / Tabela: Vantagens do Xadrez

O Jogo de Xadrez pode até não ser uma atividade mais fácil de aprender, mas está longe de ser o mais difícil. O jogador deve aprender o movimento de seis peças, das quais a de menor valor, o peão, tem os movimentos mais complicados. Então deve aprender as regras sobre o ataque e a defesa do rei, tais como o Roque.

Em uma partida tradicional de xadrez, um jogador deve antever a jogada do seu oponente, construindo estratégias, reformulando avaliações e analisando as possibilidades de ataques e defesas para vencer. E para isso, o xadrezista precisa de concentração, estratégia, paciência e prática. E se o aprendiz pretende desenvolver essas características, ele pode muito bem jogar sozinho (um fato que pode ser moroso e leva-lo a compreensões imprecisas sobre o jogo) ou pode ter a ajuda de um profissional experiente.


 Principais Vantagens do Jogo de Xadrez

 

Principais Vantagens do Jogo de Xadrez

 

 

 

Especificidades

 

01

1.       Raciocínio e concentração.

2.       Exercita a mente.

3.       Estimula a paciência.

4.       Estimula a analise tática.

5.       Estimula a avaliação tácita.

6.       Estimula a fundamentação de argumentos.

7.       Estimula a criação de estratégias técnicas.

02

1.       Lidar com o sentimento de perda.

2.       Aumento do rendimento escolar.

3.       Ajuda na disciplina emocional.

4.       Desperta o raciocínio rápido

5.       Fomenta a cognição intelectual.

6.       Mobiliza o funcionamento logico e crítico do usuário final.

Fonte: Mídia Ativa Revista Digital / Tabela: Principais Vantagens do Jogo de Xadrez


O objetivo do jogo de xadrez é muito simples. O enxadrista precisa movimentar suas peças de maneira que ele consiga deixar o rei adversário sem saída (xeque-mate). Fazendo isso, o jogo chega ao seu final. Obviamente, os movimentos para se chegar a uma situação de deixar o rei do oponente em xeque não são aleatórios.

E por que aprender a jogar xadrez? Este jogo ajuda o aprendiz a desenvolver a memória, a concentração, o planejamento e a capacidade de tomar decisões. Estas são algumas das razões pelas quais é uma boa usar o jogo do xadrez como ferramenta de desenvolvimento. Um passatempo que pode ser introduzido na rotina desde os primeiros anos de vida.

E quais são as vantagens habilidades que adquirimos trabalhamos ao jogar xadrez? No caso do xadrez, além de ajudar na sociabilidade das crianças, estimula o raciocínio lógico e a criação de estratégias utilizando a matemática. As vantagens de jogar o xadrez são inúmeras. “Xadrez é uma batalha, que exige raciocínio, comprometimento e paciência.

E quem joga xadrez fica mais inteligente? Não necessariamente, mas a prática pode estimular habilidades associadas à inteligência. Quem joga muito xadrez tende a ficar mais inteligente, devido as inúmeras tarefas cognitivas que são exigidas durante a pratica do jogo. Mas nenhum estudo até agora conseguiu relacionar a prática do xadrez ao aumento de QI.

E quais os benefícios do jogo de xadrez para o cérebro? O xadrez exercita e melhora a memória, bem como a capacidade de concentração e o pensamento crítico. Este jogo de tabuleiro ajuda igualmente à socialização, favorecendo a integração de crianças e jovens em ambientes escolares. O xadrez também ensina aos mais jovens que as regras devem ser respeitadas.

E qual é o QI de um jogador de xadrez? Magnus Carlsen (QI: 190) é um dos exemplos mais notáveis deste esporte. Este gênio do xadrez nasceu em 1990 na Noruega e aos 19 anos de idade se tornou a pessoa mais jovem a assumir o topo do ranking mundial de xadrez. Magnus já ganhou inúmeros prêmios mundiais relacionados ao jogo e possui um QI de 190.

Neste aspecto, a principal importância do xadrez na vida das pessoas e na vida escolar é que este utensílio ajuda na disciplina emocional, desperta o raciocínio rápido, fomenta a cognição intelectual e mobiliza o funcionamento logico e crítico do usuário final.

Mas de maneira geral, é fundamental para poder jogar, saber as técnicas adequadas para aplicar na vida, ajudando a manter a atenção na atividade que está sendo feita, sem dispersar ou desviar o pensamento, portanto, visando à utilização de instrumentos.

Abrantes F. Roosevelt, 17 de Dezembro de 2021


Comentários